CONHEÇA OS PROJETOS DA PASTORAL
A proposta de acolhida dos colaboradores tem como eixo central a espiritualidade focada nos ensinamentos de Padre Luís Scrosoppi. Apresentaremos aos novos alunos e colaboradores o carisma e espiritualidade de nossa escola introduzindo-os adequadamente no processo educacional por meio da Pastoral Escolar.
Celebrações Eucarísticas - todas as terças-feiras às 18h15in;
Espiritualidade com os alunos: Todos os dias, as aulas são iniciadas com oração. Há orações toda semana realizadas na Sala Pastoral ou no pátio do Ens. Fund I.
Nos poucos minutos de pausa entre as aulas, além dos jogos interativos em nosso pátio, proporcionamos, na sala pastoral, um lugar descontraído com músicas (exceto funk ou músicas que denigram o ser humano), filmes, almofadas para descanso e bate papo. Todos os segmentos são convidados a participar e o ambiente é supervisionado pela coordenadora pastoral.
São realizados trimestralmente em todos os segmentos, tem por objetivo de atribuir um novo sentido à vida dos nossos alunos no processo escolar, refletindo a vida e valores por meio de encontros preparados pela equipe pastoral em cada sala individualmente.
Aliando diversão e cultura na aquisição de recursos audiovisuais, o filme contribui para despertar a atenção dos alunos ao conteúdo abordado para uma melhor discussão e partilha sobre as escolhas éticas e morais diante da sociedade. O Cine Pastoral acontece uma vez a cada semestre na sala pastoral.
Atualmente vemos que frequentemente se aborda o suicídio pelo viés da saúde, ou seja, destacando os fatores de risco, os de proteção que são aspectos importantes da prevenção. No entanto, entendemos que além do viés da saúde, se trata de fenômeno multifatorial e refletir a prevenção ao suicídio é refletir sobre o sentido de nossas vidas, sobre como temos lidado com nossa significação existencial e sobre como nos colocamos frente às nossas angústias. Aproveitando desta campanha no mês de setembro, montamos um mural na sala pastoral para que os alunos coloquem frases de estímulo à vida e uma vez que ao lerem tais frases e gostarem, podem levar para si. Neste mês, também preparamos a palestra “Dialogando razões para viver” com o intuito de aguçar a empatia e discernir o quanto nos dispomos a estar, de fato, juntos, quando o outro ao nosso lado diz “estou sofrendo”.
Externato São José